O município de Icatu, distante 110 km de São Luís, é um dos mais pobres do Maranhão, apesar de ser o terceiro mais antigo da federação. O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do município é inferior à média do Estado do Maranhão. 100% da população não consome água tratada, 70% vive com uma renda mensal igual a de países atrasados e assolados por guerras e doenças como a AIDS.
Apesar de o município possuir referências e dados extremamente negativos, uma reportagem realizada pela equipe de jornalismo da Rádio Cidade de Icatu FM, constatou uma verdadeira contradição social.
De acordo com relatos dos jornalistas da emissora de Icatu, crianças do município recolhem alimentos em um lixão, a céu aberto, próximo a um local chamado Residencial Santana.
“Nossa equipe fez as fotos, mas não temos coragem de publicá-las, as imagens são chocantes”, relata o blog da emissora.
No povoado de Itatuaba, distante 28 km de Icatu, um dos mais belos recantos do Maranhão, as cenas de luxo e riqueza contrastam com a pobreza em que vive a maioria dos icatuenses.
Novos Ricos
Mansões cinematográficas, que lembram palácios, podem ser encontradas facilmente , neste recanto de Icatu. A maior de todas, é de um médico do Programa Saúde da Família (PSF), conhecido como Zé Ricardo.
A residência do vereador Zizinho também chama muito a atenção, pela sua arquitetura exuberante. A mansão do pastor Sérgio é outra que não deixa nada a desejar.
O Chefe da Guarda Municipal,conhecido como Biné, é proprietários de um casarão que se destaca na paisagem de Itatuaba.
Mas quem rouba a cena, de acordo com a reportagem do Rádio Cidade de Icatu FM, é uma mega mansão (foto) de propriedade da assistente Social do CRAS e cunhada do prefeito, apelidada pela população local de Dona Ione. É uma casa de sonhos. Decorada com tijolos caríssimos e de altíssimo bom gosto.
Pelo que se observa, apesar de ser uma das cidades mais miseráveis do Maranhão, Icatu começa a concentrar um aumento nas estatísticas dos novos ricos.
Pena que Icatu viva esta realidade, não tenho nada contra quem constrói sua casa, todo mundo tem o direito de ter a casa que quer, mas crianças passando necessidade, isto é vergonhosa, a secretaria de educação, na pessoa de Iracilda , é re´ponsável direta por esta situção, pois nunca esta secretaria teve a dignidade de investir de forma justa na nossa educação. Para onde vai tanto dinheiro? esta pergunta não quer calar, vergonha total a administração do Juarez Lima.
ResponderExcluirque vergonha,
ResponderExcluirEstou vendendo matérias... alguém ai quer uma??? Aew editorzinho vendo barato, voce está precisando. Essa ai é bem velhinha!
ResponderExcluir