domingo, 15 de janeiro de 2012

WELLITON RESENDE: Um Apaixonado no Combate a Corrupção

 

Ex-analista do TCE/MA (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão), auditor da CGU (Controladoria Geral da União), educador popular, militante do Movimento de Controle Social e Combate à Corrupção do Maranhão. 

Sempre na linha de frente combatendo a pior enfermidade que assola a nossa sociedade a CORRUPÇÃO. Esse é Welliton Resende um Servidor Público a serviço da moralidade. Veja a Entrevista.

Como começou o seu interesse por esse movimento de combate a corrupção?

Wellinton - Creio que foi desde o primeiro dia em que comecei a trabalhar no TCE-MA, isto foi em 2001. Até, então, não tinha nem noção do que era esse movimento e o meu trabalho de estréia no Tribunal foi analisar a prestação de contas do Município de Pedreiras. Só aí, pude me deparar com as barbaridades que são cometidas contra o dinheiro público. Depois passei no concurso da CGU e criei o Curso de Formação de Auditores Sociais, onde ia a  várias cidades do MA mostrando ao povo como se analisa uma prestação de contas e como se apresenta os resultados ao Ministério Público.

Você se sente bem em fazer parte desse movimento?
Wellinton - Me sinto extremamente feliz, pois acredito que o Maranhão não é um Estado pobre. Ele é, sim, empobrecido por elites regionais que drenam todos os recursos públicos para o seu proveito pessoal deixando a população totalmente desassistida das políticas públicas.

Você admira algum politico no Brasil?
Wellinton - Sim, claro, não podemos generalizar. 
Você acredita que na politica ainda existem pessoas honestas?
Wellinton - Claro, pois a sociedade é composta por pessoas de boa índole e de má índole. Logo, na Política temos pessoas dos dois segmentos. Mas a nossa realidade atual, é que cada vez mais as  pessoas de boa índole são afastadas do processo. Só para que os nossos leitores tenham ideia, cerca de 40% dos nossos deputados e senadores tem problemas com a Justiça e isso é muito grave para a construção da Democracia que é almejada por todo o povo brasileiro.

No seu entendimento as instituições de controle como CGU, TCU, TCE e os poderes legislativo e Judiciário estão, de fato, comprometidos em combater a corrupção no Brasil?
Wellinton – A meu ver sim, no entanto, a nossa Justiça ainda é muito lenta e permite muitos recursos, o que acaba contribuindo para aumentar a sensação de impunidade reinante hoje.

Em sua opinião como os municípios podem prevenir a corrupção?
Wellinton - Creio que com uma participação mais ativa da sociedade, na cobrança da correta aplicação dos recursos públicos.

Porque as prestações de contas de alguns prefeitos são aprovadas pelo TCE-MA, mas no município as ações não aconteceram? Onde estar o erro?
Wellinton - Por que o TCE-MA não tem condições de fiscalizar  in loco todos os 217 municípios do Estado e, na maioria,  a análise se restringe  apenas à  prestação de contas, que por sua vez estão repletas de documentos falsificados.

Pra você, o que falta melhorar para que se tenha uma boa gestão publica?
Wellinton - Na realidade, creio que quando começarmos a prender todos os prefeitos e prefeitas corruptos a coisa vai começar a melhorar. Hoje, infelizmente, na maioria dos municípios reinam a corrupção e a falta de conhecimento de gestores municipais, o que gera incompetência na gestão.

Como você vê a participação da sociedade no combate a corrupção?
Wellinton - Sou um defensor apaixonado pelo Controle Social, para mim todo o cidadão tem o dever de acompanhar a destinação de cada centavo  transferido  aos cofres públicos. Esta é a minha crença de vida.

Diante de várias irregularidades que você já presenciou como auditor da CGU, qual foi a que mais lhe chamou atenção?
Wellinton - A mais repugnante para mim foi a de um comerciante que ficava com R$ 5,00 de cada pessoa  que ia receber o benefício do Programa Bolsa Família em seu comércio.

3 comentários:

  1. Esse WELLINTON RESENDE tem me surpreendido. Em seus artigos, suas entrevistas, sempre chama aatenção para o TRABALHO ANTICORRUPÇÃO. Talvez porqueele seja funcionário da CGU, ou talvez porque esteja enraizado em sua personalidade. Escolheu ICATU como moradia e lá deparou-se com o maior esque de CORRUPÇÃO do BRASIL. O prefeito JUAREZ LIMA e sua concubina IRACILDA ALBUQUERQUE e mais seus SECRETÁRIOS LARANJAS estão metebdo os pés pelas mãos e o estranho de tudo isso é que as autoridades constituidas ficam de braços cruzados. O povo de ICATU cobra uma AÇÃO da CAMARA MUNICIPAL, do JUIZADO LOCAL e de sua PROCURADORIA, dos SINDICATOS DE PROFESSORES e COLONIA DE AGRICULTORES e de PESCADORES, enfim das ENTIDADES CIVIS CONSTITUIDAS. Não basta só WELLINTON RESENDE denunciar, falta exatamente o povo se levantar contra a CORRUPÇÃO, ir as ruas e as autoridades tomarem providências.

    ResponderExcluir
  2. ele é um bom rapaz, que pena que os icatueses conhecem pouco..

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação