sábado, 23 de junho de 2012

ACORDA VEREADORES: Câmara de Rosário aprovou 'Ficha Limpa' municipal

Vereadores de Preguiçosos Icatu
 De autoria do vereador Sandro Mauro Dias Marinho, foi aprovada por unanimidade, na sessão do dia 14 de Maio de 2012, na Câmara Municipal de Rosário (localizada no Palácio Doroteia Queiroz), a Emenda Constitucional que trata da Lei da Ficha Limpa na esfera municipal. A iniciativa dos parlamentares fez de Rosário a primeira cidade do Maranhão a aprovar a Ficha Limpa. Como se trata de uma emenda à Lei Orgânica, o projeto não precisa da sanção do prefeito da cidade, Marconi Bimba (PRP), para entrar em vigor.

Segundo o vereador Sandro Marinho, por meio da emenda, fica proibida a contratação e nomeação para serviço público de pessoas que incidam na hipótese de inelegibilidade prevista na legislação federal. Ainda conforme a emenda, os “servidores ocupantes de cargos em comissão deverão comprovar, por ocasião da nomeação junto ao órgão de controle interno do Município e a Câmara Municipal, que estão em condições do exercício do cargo, nos termos do §1º. até 30 dias após o ato da nomeação e ratificar anualmente até 31 de Janeiro”.

Vereador Sandro Marinho
“Assim, acabamos com a farra das negociações que estavam acontecendo nos bastidores da política em nossa cidade, abrindo caminho para os demais municípios do Maranhão a abraçarem essa causa. Este exemplo deve ser seguido por outras Câmaras Municipais”, ressaltou Sandro Marinho.

Em fevereiro, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa aprovou também a Ficha Limpa estadual do Maranhão. O projeto de autoria do deputado Zé Carlos (PT) tramita na Casa desde o início da atual legislatura. A Ficha Limpa estadual impede que pessoas condenadas em órgãos colegiados sejam nomeados a cargos de confiança do poder estadual.

Por Renato Waquim

Um comentário:

Obrigado por sua participação